sexta-feira, 31 de maio de 2013

MONTANHA DA SOLIDARIEDADE



“Mais de 3000 peças já foram arrecadadas na campanha do agasalho 2013 organizada pela radio com piratiniense.”

O inverno no município de Piratini costuma ser extremamente rigoroso, sendo assim sempre existe uma preocupação por parte da população em relação às pessoas mais carentes da nossa sociedade, partindo desse principio a rádio com piratiniense lançou, como em todos os anos já vem fazendo, a campanha do agasalho 2013, que surpreendeu a todos os envolvidos com a montanha de doações que foram arrecadas.

“A união faz a força”! Dito popular comprovado com a quantidade de doações recolhidas no município de Piratini. Com apenas duas semanas de campanha foi possível angariar uma quantidade incrível de doações entre roupas, calçados e cobertores, estima-se que até agora o número de peças já tenha superado a marca de 3000 unidades. A disponibilidade de busca das doações nas residências foi um diferencial nesta campanha que envolveu os comunicadores da rádio COM. Onde também se estabeleceu um vinculo com a própria comunidade que se uniu a equipe para divulgação   em busca de contribuições.
 
 Elton Garcia e Renato farias, mais conhecido por Renatão, foram peças fundamentais para o sucesso dessa campanha já que ambos não mediram esforços pra dedicar-se exclusivamente a percorrer os bairros da cidade recolhendo as contribuições, lotando por varias vezes o carro com as doações, sendo que, vale salientar, as roupas eram colocadas até mesmo nos acentos do veiculo, enquanto houvesse um espaço  eles iam organizando as doações recebidas, que, em uma segunda fase foram entregues no Centro Espírita Amigos de Jesus, que estabeleceu desde o ano anterior uma parceria com a rádio. As demais entidades sociais que mostrarem interesse em estabelecer parcerias como esta, devem apenas entrar em contato com a direção e comunicadores da rádio.

 As doações da campanha do agasalho 2013, chegando ao centro espírita passam por uma triagem, onde são lavadas, selecionadas por tamanho e passam por reformas (se for preciso), algumas peças que não são possíveis restaurar, não são descartadas, e sim separadas com a  finalidade de confecção de acolchoados, ressalta-se aqui que todas as pessoas que fazem esse processo são voluntários e num outro momento todas as arrecadações, inclusive os acolchoados lá confeccionados  são repassadas a parte mais carente da comunidade piratiniense.

A montanha da solidariedade é um exemplo vivo de que em Piratini o coração dos cidadãos é aquecido pelo prazer de fazer o bem ao próximo.

Sheila Kallyna

ESTRADAS PRECISAM DE REPAROS COM URGÊNCIA

"Quem passa pela localidade reclama dos buracos que põe em perigo quem por ali transita."

Os moradores que utilizam as estradas que levam ao Cerro do Sandy , Passo do Fio, Passo do Jacó e arredores, reclamam das péssimas condições das estradas e corredores de acesso as propriedades rurais, bem para não dizer que falamos apenas de coisas ruins, as Estrada que vai para Pinheiro Machado e a que liga Piratini ao Cancelão estão em ótimas condições, pelo que se sabe, os governantes em todas as esferas são eleitos para administrar a estrutura governamental que provem os serviços necessários para o bem estar publico, portanto quando dão boas condições de vida aos moradores de uma localidade estão cumprindo com seus deveres e obrigações.
 
Voltando a situação em questão, aproveitamos o feriado para percorrer alguns trechos dessas estradas e o que vimos, foi uma situação de trafego de veiculos muito prejudicada, segundo o relato de uma moradora da localidade a situação piorou muito com a chegada das chuvas, “Eu e meu marido só temos uma moto para nos deslocar ate a cidade e até para isso esta perigoso, se cair em uma valeta dessas ai não sei o que pode acontecer, em menos de três meses já foram, acho que cinco acidentes aqui nesses corredores.”  Tentamos identificar a moradora, porem, esta preferiu o anonimato, “faz alguma coisa por nós mas não fala meu nome.” Seguido de relatos que preferimos não citar aqui pois não vem ao caso.

Na localidade passa transporte escolar que ainda serve aos moradores, pois não há linha regular de transporte coletivo e com essas condições das estradas, será difícil alguém realizar este serviço.

A localidade produz ainda  a cultura primaria, milho, feijão, batata e criam poucos animais, as pequenas propriedades abastecem  , principalmente, aqueles que migraram para a cidade, filhos estudantes ou aqueles que conseguiram um trabalho melhor, são poucas as propriedades de maior porte que podem ser classificadas como fazendas.

Os moradores aguardam que a situação seja amenizada com o patrolamento e recuperação das estradas; fica aqui, expresso, o espaço para que os responsáveis pela realização do serviço possam, através de nota, encaminhar para publicação quando as estradas daquela localidade serão recuperadas ou se há previsão para tal.

Elton Garcia.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

ARTE & CULTURA



Olá!

Primeiramente deixo aos amigos leitores minha satisfação por hoje fazer parte desta família do clicpiratini, agradeço pela confiança e pelo convite para participar como colunista cultural!
Bueno! Como já é de se esperar, vou falar de musica, teatro, dança artes visuais e poesia, mas principalmente musica. a princípio a ideia é levar informação, ideias, projetos, contestações, conteúdo cultural e criar de certa forma um espaço para os poetas de Piratini. Sempre que eu fizer alguma matéria para o blog irei encerrar com uma poesia, poema, pensamento ou frases de piratinienses.
Sem muita delonga vamos direto ao assunto.
Hoje irei falar sobre musicalização e musica no currículo escolar.
Primeiramente oque é musicalização?
Falando direto e curto se separa: aprender a tocar um instrumento ou fazer aula de musicalização ( experimentar sons, ouvir, tocar, ler, sentir ,explorar e compreender os sons, enfim estudar musica em um todo ) a partir dai se classifica como estudar musica , ou seja , musicalização.
A algum tempo o termo “musicalização” vem sido associado ao processo de iniciação musical infantil . hoje já bem mais amplo em relação aos seus objetivos, já não se direciona somente a um grupo específico.
Um trabalho de musicalização pode ser feito em uma escola de ensino regular ou em uma escola de musica, individuais ou em grupo cada situação exige uma abordagem específica e diferenciada, mesmo que sempre o intuito seja semear aprendizagem de musica.
De acordo com SWANWICK (2003), “um dos objetivos do professor de música é trazer a consciência musical do último para o primeiro plano”, isto é, trazer à tona a percepção da música assim que ela é tocada, bem como a sua compreensão a partir da intencionalidade de quem a faz. Dessa maneira, afirma que: “o método específico de ensino não é tão importante quanto nossa percepção do que a música é ou do que ela faz”.

Apesar da musica ser frequente no nosso cotidiano, muitas pessoas ainda acham que executar instrumentos e estudar musica é algo que venha com um dom ou privilégio de poucos, sim concordo que há certas pessoas com mais aptidão, porém todos somos musicais, temos ritmo para tudo , caminhar, escovar os dentes, as batidas do coração, já parte desde quando vamos conversar, quando se esta calmo , estamos numa dinâmica tranquila e num ritmo mais calmo porém quando elevamos o stress tudo acelera, e isto é ritmo e dinâmica 2 fundamentos musicais, é normal confundir destreza, coordenação motora com “dom” pra música, porém deve-se ter uma visão de que assim como o “carpinteiro” gosta do que faz e tem uma aptidão para a madeira ele pode sim tocar um violão, uma gaita por exemplo, um musico profissional pode também fazer um trabalho de madeira tão bom quanto o carpinteiro. Onde quero chegar com isto?
–Todos, temos capacidades possíveis de fazermos tudo o que realmente queremos e musica não é diferente, porém não confundam com “criar”(compor) musica, estamos falando de educação musical, e ao decorrer da ideia devemos saber que qualquer som ou ruído sendo organizado ele se torna musica. Apesar de hoje já haver a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música, deve ser conteúdo obrigatório na educação básica. Ainda se deve desmistificar e democratizar o acesso à educação musical, primeiro que ainda não há professores licenciados suficientes para isto, porém temos vários meios de semear o ensino musical, um deles pode ser a própria internet, aula online, pode ser uma das soluções, o importante é que as pessoas entendam que aprender musicalização não quer dizer que elas devam ser musicistas e sim cidadãos musicalmente educados, tendo mais cultura fazendo assim com que a população em geral admire e valorize mais o “Musico” e o artista em geral, dando mais valor a shows espetáculos e assim encarreira uma cadeia educativa com a dança, o teatro, e as artes visuais, pois todos sabemos o quanto a musica meche com nossos sentimentos e hoje um dos males da atualidade é a taxativa depressão e já que musica meche tanto com sentimentos ai esta um dos tratamentos para males como este, e que acabe aquela velha situação:
“ olá oque você faz da vida?
-eu sou musico!
....ta, mas... no que você trabalha? “  ( hehehe )
Enfim brincadeiras a parte, mas isto é assunto para um próximo mate. Hoje fizemos uma breve e curta passagem sobre o que é musicalização. E de certa forma que fique claro que ao colocar minha opinião sobre as coisas são posições pessoais.
Obrigado a todos que tiveram paciência e tempo para ler minha primeira postagem no blog, espero que tenha sido útil e de certa forma educativa. Qualquer colocação, dúvidas, sugestões ou se você é poeta e quer que eu publique sua poesia. Contato pelo email: jonelson.naipe@hotmail.com ou pelo facebook http://www.facebook.com/jefersonjonelson.dealmeida
E a poesia de hoje será de minha autoria
Foi difícil escolher uma porém cheguei ate esta.
A ARTE DE FAZER ARTE...FAZ PARTE!!
A arte de fazer arte ...
É uma parte que de mim parte
E se junta com a outra parte
Que estava sem arte...

Quando criança faz arte
Quando alguém parte
E este alguém da minha vida faz parte
Meu peito de saudade parte

Faz parte...

Mas em que parte eu fico?
Qual arte me parte?
Em que parte esta a arte?
Acho que esta por toda parte...

A vida é arte, A arte é vida
E a vida não é nada sem arte
Pois a arte é a parte
Que da vida pra vida

Quando morrer em mim
A parte que faz arte
A arte não mais fará parte
Da vida que ganhei com a ARTE

ESTA FOI A ULTIMA PARTE....
(Jeferson De Almeida)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

SEMANA DE MEIO AMBIENTE SERÁ DE 01 A 06 DE JUNHO.



Piratini realiza a Semana do Meio Ambiente de 01/06 a 05/06 2013, segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, 2013 será o ano internacional de Cooperação pela Água, dado a importância do manejo e preservação de recursos hídricos.
 
Com o tema “2013 Anos Internacional de Cooperação pela Água”

E o Lema “Água pra toda a vida” 

Será realizada a V Semana do Meio Ambiente, com uma extensa programação envolvendo a Comunidade Escolar, Poder Executivo e Sec. Mun. De Meio Ambiente.

Passeio Ciclístico, Concurso Literário, Exposições e Distribuição de Mudas de Árvores Nativas, irão fazer parte das atividades alusivas a Semana de Preservação Ambiental, segundo Eloisa Reyes, Coordenadora da Secretaria do Meio Ambiente é preciso preservar as espécies, matas nativas e mananciais, “É necessário a preservação ambiental para a conservação das  espécies, aproveitar este momento e através do envolvimento, seja da Comunidade Escolar ou da População que se interessa pela preservação ambiental, é importante que cada um de nós faça a nossa parte colaborando com a natureza.” 

Toda a programação é bastante extensa e pode ser conferida através de folder distribuído pela Sec. Mun. De Meio Ambiente. 
Elton Garcia

terça-feira, 28 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PUBLICA CRIA COMISSÃO E FAZ ENCAMINHAMENTOS



 "Audiência Publica foca em  proteção ao produtor rural, Cria Comissão Inter Distrital e agenda Reunião para planejar ações de combate ao crime na zona rural."

Macega Propôs a Audiência 

Em audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (dia 28 de maio) , no salão da Igreja Luterana, atendendo a indicação do vereador Marcial Lucas Guastuci  (PMDB), realizou-se audiência pública onde focou o tema , abigeato na zona rural.

Os principais pontos discutidos pelos presentes, representantes de Entidades de Classe, Agro Pecuaristas, Brigada Militar, executivo municipal e legislativo, foram: o abigeato, o furto e roubo de animais na zona rural e a busca de solução .O encontro de ideias partiu não só das classes representativas , mas também da população presente, em sua maioria, oriunda da zona rural do Município.

Produtores debateram soluções
Principais pontos abordados: dificuldade de policiamento ostensivo, entrave burocrático do poder judiciário quando efetuadas as prisões, dificuldade nas investigações pós-crime (pela grande faixa territorial do município), a descrença da população em efetuar o registro de ocorrência, tão necessário para formar as estatísticas e apontar recursos  bélico, automotivo  e de efetivo policial.

Encaminhamentos e definições:
a) foi criada uma comissão provisória, com dois representantes de cada distrito, que será encaminhada ao executivo para a nomeação de um conselho municipal; o  vereador proponente disse que irá apresentar requerimento ao presidente do legislativo para que a verba excedente de cada ano, e não usada pelo legislativo, seja parte  destinada  para reforçar o combate ao abigeato.
b)Uma reunião com a comissão provisória  ficou agendada para o próximo dia 5 de junho ,às 15 horas, tendo como local a Câmara Municipal de Vereadores .

c)Entre os debates algumas ideias foram apresentadas e podem se destacar ;por alguns dos presentes foi inclusive defendida a possibilidade  de emprego de força armada na defesa da propriedade rural, em acordo com a legislação vigente algo impossível de  acontecer, porém, o que mais chamou a atenção foi uma possibilidade do emprego da tecnologia na defesa da propriedade rural; segundo relato de um dos presentes “no quinto subdistrito o emprego de uma câmera , até pouco tempo funcionando e filmando a  entrada de um corredor principal do distrito, estrada que leva a diversas propriedades rurais, praticamente zerou as ocorrências de abigeato,  assim que o equipamento parou de funcionar aumentou a ocorrência de roubos na região.

Ainda se falando em estatística, um casal de proprietárias do terceiro subdistrito apresentou um registro de treze ocorrências de roubo em sua propriedade nos últimos oito anos, ainda segundo eles todas sem solução, mas certos de contribuírem com números reais , que auxiliam as autoridades locais a buscar  recursos junto as autoridades estaduais .
 A audiência pública encerrou-se por volta das 16h15min  com manifestações de esperança de novos tempos no meio rural.

Elton Garcia/Leonir Farias