domingo, 31 de março de 2013

PEÇA TEATRAL EMOCIONA PÚBLICO NA VÉSPERA DA PÁSCOA



“Mais do que um simples espetáculo, é uma mensagem realmente de paz, afirma Protagonista.”
Com título “A paixão de Cristo” a peça teatral feita pelo Grupo de Artes Cênicas Expressão, de Santa Vitória do Palmar, emocionou o público, que compareceu, e com certeza apreciou uma excelente apresentação neste Sábado (30/03).
Com início previsto para ás 22h, a apresentação começou alguns minutos depois, devido a problemas em um dos microfones, mas a população que esperou não se arrependeu, e teve a oportunidade de prestigiar grandes atores em ação, por quase duas horas, já que o final foi por volta da meia noite.
 A apresentação retratou momentos da história de Jesus, como quando começava a ser reconhecido por seus milagres, contando também com cenas que retrataram a traição de Judas, por miseras 30 moedas de ouro, e ao final, a crucificação dele, tendo fim com sua ressureição.
Reunindo centenas de expectadores, a iniciativa proposta pela Prefeitura Municipal de Piratini, juntamente com a Secretária de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer, foi um sucesso, o público presente emocionou-se ao ver a trajetória de Jesus de Nazaré, emocionando até mesmo os organizadores do evento.
O protagonista, Flavian Riveiro, 27 anos, em entrevista a Reportagem do Clicpiratini, comentou sobre a responsabilidade de representar Jesus Cristo “é uma responsabilidade muito grande, uma figura que para muitos existiu, inclusive para mim que sou Cristão, e acredito que tenha que se levar em consideração o respeito com esta entidade, que eu tenho prazer e orgulho de representar a cinco anos.” Questionado sobre a receptividade da Comunidade Piratiniense, o Ator se disse contente com a energia do público “é fantástico. É muito bom estar perto do público, um calor muito intenso recebido da população piratiniense,  minha expectativa é de voltar muitas vezes à esta Cidade.” Afirmou o Ator, que completou “mais do que um simples espetáculo, é uma mensagem realmente de paz. Além de um espetáculo teatral é um espetáculo religioso, para que as pessoas possam refletir sobre suas atitudes e tentarem melhorar.” Finaliza Flavian.
O teatro é uma forma de arte, talvez uma das mais realistas, já que permite ao público interagir com os personagens, imprevistos acontecem, mas com bom senso e criatividade são tirados de letra pelos Atores e Organizadores. A expectativa é que o Grupo volte á Piratini em outra oportunidade, visto a qualidade apresentada no palco, oportunidade esta, talvez mais próxima do que se imagina, segundo uma conversa informal com um dos organizadores, a expectativa é de trazerem novamente o Grupo no Natal, mas não há nada concreto ainda.
Confira todos os Clics do Evento a partir desta segunda-feira na Fan Page do Clicpiratini: www.facebook.com/Clicpiratini

Tainã Valadão

sábado, 30 de março de 2013

PÁSCOA NA ÓTICA DAS DIFERENTES RELIGIÕES


“A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes para os cristãos. É o momento em que se celebra a morte e ressurreição de Cristo. Por isso, diversos rituais fazem parte da rotina de milhares de famílias em todo o mundo cristão.”


Episcopal
*******
Teoricamente, como explica a reverenda Ana Maria Esvael, da Igreja Episcopal Anglicana, todos os cristãos comemoram da mesma forma, já que a Páscoa é uma celebração cristã. Portanto, hábitos como não ingerir carne vermelha na Sexta-Feira Santa e trocar ovos de Páscoa são cultivados, em sinal à celebração da ressurreição de Jesus. “O ovo representa vida, por isso é utilizado”, explica. Na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, assim como na Igreja Católica, as celebrações começaram com o Domingo de Ramos e terminam com a celebração pascal no domingo, dia voltado à lembrança da ressurreição.

Pentecostal Cruzada Universal
***********************
Conforme o pastor da Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal, Josemar Daneres, a celebração se dá em nível mais espiritual e menos material. “Não nos preocupamos tanto com comida e presentes, embora as famílias façam suas reuniões, isso fica em segundo plano”, comenta. No domingo, acontece um culto festivo com louvores na igreja.

Testemunhas de Jeová
******************
Para as Testemunhas de Jeová, a Páscoa não é comemorada. “A única coisa que fazemos é relembrar a morte de Jesus no que chamamos de ‘Refeição Noturna do Senhor’”, explica o funcionário federal aposentado, Washington Gonçalves, de 69 anos, Testemunha de Jeová há mais de 30 anos. Nesta data, que a cada ano cai em um dia diferente, eles se reúnem e celebram juntos. Neste ano, o encontro ocorreu no último dia 26. Troca de presentes e costumes alimentícios não fazem parte do culto dos adeptos dessa religião.

Espírita
******
No espiritismo, conforme explica o presidente da União Espírita de Bagé, Nélson Sonaglio, a interpretação é diferenciada. “Embora seja uma doutrina cristã, o espiritismo entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das igrejas cristãs. Na questão da ressurreição, acreditamos que Jesus apareceu à Maria e aos discípulos com seu corpo espiritual, que chamamos de perispírito. Entendemos que não houve uma ressurreição corporal física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor, caridade e perdão é muito maior que qualquer milagre, mas isso não impede uma reflexão mais profunda sobre essa celebração e respeitamos os demais segmentos religiosos”, argumenta.

Umbanda
********
Conforme o sacerdote de Umbanda, Veraldo de Souza, toda a celebração pascal é respeitada, principalmente a Sexta-Feira Santa, dia sagrado por se tratar do dia da morte de Cristo. A única ressalva, segundo Souza, é que os umbandistas não acreditam em ressurreição e sim em reencarnação e, por isso, não são vistos como uma religião cristã. Todo o ritual, incluindo a troca de ovos, é igual ao da Igreja Católica, já que a umbanda baseia-se na Bíblia.

Batista
******
Para a Igreja Batista Conservadora, a Páscoa nada mais é do que a celebração da remissão dos pecados, conforme explica o evangelista Samuel Dutra Xavier. “Jesus morreu mas ressuscitou e, por isso, todos nós temos a esperança e a certeza da salvação e de alcançar a vida eterna, porque nossos pecados foram perdoados”, complementa. Ele ressalta que os batistas não fazem sacrifícios como não comer carne vermelha nem priorizam o ritual da troca de ovos porque acreditam que o maior sacrifício já foi feito por Jesus. “Isso, para nós, não faz diferença, porque o que tinha de ser feito, Jesus já fez. Só precisamos reconhecer nossa condição de pecadores e crermos Nele”, acredita.
                                                              

Fonte: Jornal Minuano.

MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR COM CHARRETE NA BR-293



Acidente em Capão do Leão deixou outro homem ferido

Um homem de 44 anos morreu na noite desta sexta-feira, após colidir sua motocicleta com uma charrete, no km 14 da BR 293, em Capão do Leão, no Sul do Estado. A vítima foi identificada como Ronaldo Martins Nunes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele morreu no local.

O acidente também deixou ferido o condutor da charrete, que foi levado ao Hospital de Pronto Socorre de Pelotas com lesões leves, além do cavalo, que sofreu escoriações com o impacto.

Fonte: Correio do Povo.
Tainã Valadão

GRUPO LUTERANO FAZ VISITA AO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.



 "Grupo Luterano mantém compromisso do Sabado de Aleluie e visíta pacientes internados.

Durante a tarde de sábado,  mais   conhecido como sábado de aleluia, o grupo da Igreja Luterana,  fez uma visita ao hospital, Nossa Senhora da Conceição, para passar uma mensagem de conforto aos pacientes e familiares hospitalizados.
      O pastor luterano, juntamente com seus fiéis, cantaram e convidaram os pacientes para se fazerem  presente. O grupo já é conhecido por fazer todos os anos visita ao hospital. Um  momento de confraternização, do grupo Luterano, para com os pacientes, pois irão  passar o feirado de páscoa longe de suas casas.
            É importante ressaltar a importância por mais simples que seja que do grupo em visitar o hospital, passar um tempo com os hospitalizados, muitos ficam meses internados  e não recebem. Com isto, a igreja Luterana fica de pa
rabéns por essa ação solidária.
 “ Fica então da minha parte, para que outros  grupos religiosos aqui da cidade, visitem e faça o que a Igreja Luterana fez”. 

Maurício Goulart

sexta-feira, 29 de março de 2013


DEBATE DO RIO GRANDE, EM BAGÉ, ANIMA POPULAÇÃO DA CAMPANHA.



 "A Cidade de Bagé, foi palco, dos debates organizados pelo Grupo RBS"
Além de   Candiota e Hulha Negra, uns dos maiores Municípios geradores  de  carvão mineral no Rio Grande do sul, a cidade de Bagé, também pode ser beneficiada com a produção do produto. O assunto ainda está sendo tratado, e pode ocorrer no final do primeiro semestre deste  ano.
    Durante a noite da terça-feira, dia 66 de março em  Bagé, no complexo Cultural  do  Museu  Dom Diego de Souza, esteve presente como medidor ,  Lasier Martins, com o programa Debates do Rio Grande, organizado pela Rbs Tv e a Rádio Gaúcha.
    Em vista, tratando dos assuntos socioeconômicos da região, e discutindo junto ao público presente, a possível vinda do carvão mineral a Rainha da Fronteira, a geração de mão de obra qualificada e como tratar do assunto quanto ao produto que é  fonte energética, mas que precisa ser tratado, pois é um dos grandes poluentes do aquecimento global.  Lasier Martins, chamou atenção sobre como o Bagé, vai tratar sobre a poluição que o  carvão mineral possui, que é um grande problema. Citando a  Alemanha como um dos países que tem uma enorme preocupação e que trata deste assunto para que não prejudique o meio ambiente.
    “O projeto está sendo organizado com bastante cautela para que não haja problemas como na aconteceu na cidade de Candiota, empregando muitos trabalhadores no inicio e não tendo espaço e moradia para que estes possam seguir trabalhando”, diz Valmor Coradini Jr, uns dos convidados do debate.

    Com isto, resta esperar a movimentação do governo Federal, Estadual e Municipal. Portanto, o assunto está na boca do povo, muitos comemoram e rezam para que Bagé, seja capaz de trazer esse beneficio e que possa disponibilizar vagas de emprego aos moradores da região.


Texto : Maurício Goulart
Foto: Maurício Goulart
Fonte: Debate do Rio Grande, Rádio Gaúcha