sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PINHEIRO MACHADO É BENEFICIADO PELO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE OVINOCULTORES.




“Estado e entidades investem na qualificação de ovinocultores”

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio reuniu, nesta quinta-feira (7), no Sindicato Rural de Caçapava do Sul, representantes de 11 municípios da Fronteira Oeste e campanha que participarão do projeto de capacitação técnica e gerencial de ovinocultores. O objetivo do encontro foi apresentar a técnicos, prefeitos e secretários da área a proposta de trabalho.

O projeto, orçado em R$ 1.587.200, será bancado pelo Governo do Estado, que entrará com 30% do valor por meio do Fundovinos, pela Farsul, Senar e Sebrae, entidades que integram o programa "Juntos para Competir". Operacionalizado pelo Senar e Sebrae, a iniciativa que, nesta fase, pretende atingir 800 ovinocultores, é constituída por visitas técnicas às propriedades e cursos direcionados a grupos de 20 produtores de cada um dos 40 municípios contemplados.

Para o secretário da Agricultura, o ato de Caçapava dará início a um grande programa que contribuirá para o processo de transformação da ovinocultura, dando continuidade às mudanças já iniciadas com o programa Mais Ovinos no Campo, lançado em janeiro de 2011, na Feovelha, em Pinheiro Machado. A iniciativa, que oferece condições para que ovinocultores retenham suas matrizes e adquiram fêmeas e reprodutores, é apontada como uma das responsáveis pelo aumento do rebanho ovino gaúcho.

"Agora estamos apostando na capacitação dos produtores, para que tenham uma atuação mais profissionalizada dentro e fora da propriedade, o que certamente se refletirá no aumento da produção ovina no Estado", concluiu Mainardi.

O objetivo final é capacitar produtores para atuarem de forma mais qualificada na produção e comercialização e, ao mesmo tempo, estimular o associativismo para potencializar os resultados. Os primeiros municípios beneficiados (relação abaixo) detêm cerca de 50% do rebanho ovino gaúcho.

A proposta nasceu a partir do Grupo de Trabalho da Câmara Setorial dos Ovinos, integrado pelas seguintes entidades: Sebrae, Senar, Farsul, Fetag, Embrapa, UFRGS, Arco, Marfrig e Emater.

Estavam presentes, além do secretário Mainardi, o prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, o representante da Fetag Alexandre Scheifler, o representante do Sindicato Rural de Caçapava Joaquim Mesquita da Costa, o consultor do Sebrae Angelo Aguinaga, o supervisor do Senar na região da Campanha, Giovani Bolzani, bem como secretários dos 11 municípios e vereadores.

1 SANTANA DO LIVRAMENTO - 452.125
2 ALEGRETE - 274.487
3 URUGUAIANA - 219.661
4 QUARAI - 196.746
5 ROSARIO DO SUL - 179.619
6 DOM PEDRITO - 154.564
7 SAO GABRIEL - 134.033
8 PINHEIRO MACHADO - 139.842
9 BAGÉ - 110.112
10 LAVRAS DO SUL - 87.562
11 CACAPAVA DO SUL - 77.585

Texto: Marcos Pérez
Foto: Alexandre Teixeira 

Rogerio S. Lucas.

Nenhum comentário: