terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PESQUISADOR VISITA CEMITÉRIO NO INTERIOR DE PIRATINI.



 "Cemitérios antigos localizados na Serra das Asperezas no 2º Subdistrito de Piratini foram visitados."

Com o objetivo de buscar informações para a árvore genealógica das famílias Dias de Castro e Marcelino de Souza o pesquisador pelotense Dr.Luiz Antônio Dias da Fonseca,traumatologista e ortopedista,visitou hoje,11 de Fevereiro de 2013,cemitérios antigos localizados na Serra das Asperezas no 2º Subdistrito de Piratini-RS.
Nem mesmo o intenso calor da tarde mormacenta de Segunda-feira desanimou o geneálogo que escalou as pedras da Serra para chegar até o "Cemitério do Cerro",como é conhecido pelos moradores da Localidade,onde estão sepultados descendentes da família Mendes Borges,talvez,uma das primeiras famílias povoadoras da Serra das Asperezas.
Estima-se que o necrópole,que fica próximo da Cerca de Pedras que corta a Serra das Asperezas de Sul à Norte,foi construído à mais de um século pela família Mendes Borges.No cume de um cerro,próximo a um bosque de coronilhas onde o gado faz paradouro,está o pequeno cemintério cercado pelo muro de pedras que encontra-se ainda em perfeitas condições.Entre a vegetação que formou-se dentro estão os túmulos,construídos também de pedras,já desmoranados e catacumbas no chão sinalizadas com cruzes de ferro com inscrições dos nomes dos falecidos,porém sem data.
Chamou a atenção o comprimento dos túmulos,que segundo Fonseca,é explicado pela rusticidade dos caixões,da época,que erão confeccionados em casa.
Para Dias da Fonseca,a visita foi muito produtiva enriquecendo seu trabalho de pesquisa,a próxima atividade está prevista para acontecer no cemitério da família Antunes Maciel,também na Serra das Asperezas,e outros da Localidade.
Rogerio S. Lucas.

Nenhum comentário: