terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MATILHA VOLTA A ATACAR REBANHO E PREOCUPA PRODUTORES

"Os frequentes ataques de cães domésticos aos rebanhos ovinos vem preocupando produtores rurais do 2º Subdistrito de Piratini-RS."
Serra das Asperezas, onde concentra-se o maior número de ovinos do Distrito, sofre constantemente com este tipo de ocorrência, o que está fazendo muitos ovinocultores abandonarem a atividade. O desfalque causado pelos cachorros já chega à um número alarmante comprometendo seriamente os rebanhos da Localidade causando prejuízos imensuráveis aos produtores. O aumento considerável no número de cães domésticos nos últimos tempos é uma das principais causas dos ataques.
Somente no último mês três propriedades vizinhas foram atacadas pelos cães ferozes, o último acontecimento deu-se no Domingo pela manhã por volta das 11:30, 17 de Fevereiro de 2013,quando o produtor rural, que não quis se identificar, foi surpreendido pela matilha de 5 cães que investiram violentamente contra seu rebanho deixando 2 borregos gravemente feridos e 1 ovelha pouco mordida, um dos borregos não resistiu aos ferimentos e amanheceu morto o outro encontra-se em estado crítico. Os cachorros voltaram a atacar novamente, a mesma propriedade, à tarde quando abocanharam um outro borrego.
A existência de muitos cães de pelagem e tamanho semelhantes dificultam a identificação do dono dos animais.
Este tipo de ocorrência não afeta só a Serra das Asperezas, mas também, todas localidades do 2º Subdistrito. Produtores da região não sabem mais a quem recorrerem o que os leva, muitas vezes, à desistirem da criação de ovelhas.
A lei que favorece mais os cães do que as ovelhas deixam os ovinocultores desamparados.


Foto:Produtor Rural
Texto:Rogério S.Lucas

Nenhum comentário: