segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

HERVAL RECEBEU OS PRIMEIROS EXEMPLARES CORRIEDALES DO BRASIL

"MUNICÍPIO BRASILEIRO FOI PIONEIRO NA CRIAÇÃO DA RAÇA." 


O Município de Herval, Sentinela da Fronteira,fundado em 20 de Maio de 1881 localizado no Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul com a população de 6757 habitantes,segundo Censo do IBGE de 2010,foi o Município Brasileiro que recebeu os primeiros exemplares da raça Corriedale vindos do Uruguai,importação esta efetivada em 1927.
Já com o Corriedale pisando os pampas gaúchos, em 1939, os Municípios de Bagé e São Gabriel trouxeram novos Exemplares. Posteriormente, no ano de 1946, novas importações aconteceram consolidando definitivamente o Corriedale no rebanho do Rio Grande do Sul.
Em 1957, o Corriedale tornou-se a raça mais importante do País. ”La Rabida”, de Pablo Santayana, foi a Cabanha Uruguaia que forneceu os primeiros Corriedales para o Brasil.

A Cabanha ”La Rabida”, tradicional na criação de ovinos do Uruguai, importava diretamente da Nova Zelândia e Austrália ventres e reprodutores para seus rebanhos. Quase que simultaneamente a Argentina também fazia importações de Corriedale. Os anos passaram e somente em 1946 o Brasil deu início a importação de Corriedale de origem neo-zelandeza.
Hoje, passados muitos anos de sua introdução no País, é a principal raça ovina.
HISTÓRIA DA RAÇA:ORIGEM
Tudo começou na Nova Zelândia, região denominada Corriedale, era o ano de 1866 e o Ovinocultor James Little preocupado em melhorar a qualidade do seu rebanho começa a fazer cruzamentos entre raças, com um único propósito: realizar um sonho; criar um ovino destinado a oferecer vantagens que as demais raças não conseguiram: produzir boa quantidade de carne e também lã: nascia o Corriedale.
Utilizando o método de consangüinidade que é o cruzamento de diversas raças, James Little escolheu 4000 ovelhas puras Merinas e as acasalou com 100 carneiros puros Lincoln. Da produção destes acasalamentos selecionou 1000 ovelhas fêmeas e 20 machos e acasalou-os. Da produção obtida James Little fez uma rigorosa seleção, separando os animais cujas características correspondiam plenamente a um ovino de dupla aptidão, num equilíbrio de 50% carne e 50% lã.
O verdadeiro Corriedale é formado de 50% Merino,30% Lincoln,15% Leicester e 5% Border Leicester.O Corriedale só foi oficialmente reconhecido como raça pura em 1911 quando foi criado o Flok Boock brasileiro, que é o livro de registros da raça.

Fonte:


Rogerio S. Lucas.

Nenhum comentário: