quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VINICIUS FICOU EM PRIMEIRO NA CORRIDA RÚSTICA

O Aluno, Vinicius Nunes farias 15 anos aluno da 7° serie da escola padre Reinaldo, localizada no 1° distrito coxilha santo Antonio, participou na cidade de Pelotas do JERGS,Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, ficando em primeiro lugar na modalidade Corrida Rústica, Vinicius disputou com os demais alunos de escolas da região, classificando se em primeiro lugar, para a diretora da Escola Vera Lucia de Jesus Rodrigues o único aluno a participar dos jogos trazendo a medalha de primeiro lugar é fato de orgulho pois segundo ela “Vinicius gosta de praticar esportes, e sempre se destaca nas aulas de educação física, “ele representou nossa escola e o município, o Vinicius foi incentivado pelos professores e colegas a participar do JERGS sendo para nós a grata surpresa” declarou, o aluno foi acompanhado pelo professor de educação física Volnei Madruga Junior.  

OAB LIDERA PROJETO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Convocados pela Ordem dos Advogados do Brasil,OAB, a sociedade civil e autoridades, reuniram-se na terça feira (30) na câmara municipal de vereadores onde debateram a prevenção ao uso de drogas, a reunião foi coordenada pela Drª Miran Borges, presidente da OAB local, a idéia inicial e juntar força de todos os seguimentos para alavancar um projeto de prevenção e esclarecimentos sobre drogas, para a Drª Mirian o cuidado com a família é de vital importância para prevenir através do conhecimento “as pessoas precisam inverter valores educar seus filhos, precisam adquirir conhecimento e buscar na valorização da escola e da família, precisamos de um bom convívio familiar, mostrar aos nossos filhos os limites deles próprios ante um perigo eminente que é a droga” declarou a presidente da OAB em sua fala inicial.
Confira matéria completa no Jornal Tradição Regional edição de sabado.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CHAMA CRIOULA CHEGA A PIRATINI




Os cavalarianos que foram à cidade de Taquara buscar uma centelha da Chama Crioula chegaram ao município por volta das 16 horas, em carreata se dirigiram ate a frente da prefeitura municipal onde foram recebidos pelo Prefeito Vilso Gomes o Secretario de Cultura Sergio Castro o Presidente do Legislativo Vereador  Isnaldo Ricks e demais autoridades, o Prefeito recebeu das mãos de Roberto Garcia a Centelha da Chama conduzida a Pira ali instalada que foi acesa na presença de um bom publico, em todos os discursos foi ressaltada a importância do feito, disse o prefeito Vilso Gomes “todas as homenagens a esse grupo que conduziu a Chama ate aqui, estive lá em Taquara acompanhado de Vereadores da base aliada onde fomos recebidos e levamos nosso apoio para que vocês representassem nossa cidade por isso estão de parabéns” finalizou ao receber a Centelha da Chama. A Chama será guardada ate o dia nove de setembro  quando será aberta oficialmente a Semana Farroupilha 2011.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

AMIGOS DA ESCOLA EM PIRATINI

Nesta sexta-feira, dia 26, a Escola Municipal de Ensino Fundamental e
Educação Infantil Vera Maria de Azevedo Moreira, localizada no Bairro Padre
Reinaldo, recebe o 3º Dia Temático do projeto Amigos da Escola de 2011, com
uma programação sociocultural voltada para a comunidade. A iniciativa é uma
promoção da Rede Globo de Televisão.
A temática dessa ação girará em torno do cotidiano dos alunos. Inclusive,
acontecerão palestras, oficinas e apresentações, além da Gincana do
Soletrando e da gravação do 3º epsódio Amigos da Escola RS – Canta Brasil.
O que é o "Amigos da Escola" - O “Amigos da Escola” é um projeto criado pela
TV Globo e emissoras afiliadas com objetivo de contribuir para o
fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.
O projeto incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação,
alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de
voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais –
complementares, e nunca em substituição às atividades curriculares/educação
formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus
profissionais e da comunidade.
colaborou com informações: Virgínia Motta  Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Municipal de Piratini

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TRADIÇÃO REGIONAL CHEGA AS BANCAS DO MUNICÍPIO SÁBADO PELA MANHÃ

O Jornal Tradição Regional, unico a manter um correspondente no municipio chega as bancas no sábado pela manhã, alem das noticias locais você confere as principais noticias da região.

CONSELHEIRO TEM ENTREVISTA AGENDADA SÁBADO AS 10 HORAS.

O conselheiro tutelar Vagner Guastucci, afastado das funções, em ação movida pelo Ministério Publico, esteve em visita a Radio Com FM 87.9 MHZ onde agendou entrevista para sábado as 10 horas da manha no programa Espaço Cidadão, onde promete contar todos os detalhes e motivos do seu afastamento, segundo o próprio adiantou existe a possibilidade de perseguição  política, aguardemos a entrevista e segundo Vagner os detalhes do episódio. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COMBATE AO CRIME OBTEM RESULTADOS POSITIVOS



As ações das policias civil e militar no município tem obtidos bons resultados no combate ao crime de furto e abigeatos no município, são ações sistemáticas na busca pelos criminosos onde a participação
da comunidade com denuncias e vital para que as operações tenham êxito, semana passada em uma operação na localidade do chapadão os policiais civis aprenderão alem de armas e munição, uma moto que havia sido furtada em Santa Vitoria do Palmar; já no sábado(13) após receber um comunicado da Brigada Militar os policiais civis se deslocaram ate a localidade da Ferraria no segundo distrito onde recuperaram vários animais roubados 11 vacas 11 terneiros e uma novilha, os animais estavam de posse de um abigeatário que se preparava para vende-los e assim por certo lograria êxito na ação criminosa, recuperados os animais foram devolvidos ao proprietário e o criminoso respondera pelo crime cometido, já na quarta(17) após o registro de ocorrência os policias civis se deslocaram em diligencia, pois da propriedade de Vilmar Tarouco haviam sido furtados 8 ovelhas e 3 borregos, totalizando 11 animais, que foram localizado em três propriedades diferentes no Assentamento Conquista dos Imigrantes, onde também foram encontrados animais silvestres abatidos, os acusados acabaram confessando o crime, foram conduzidos e ouvidos na Delegacia Local, onde disseram que haviam ido em outra propriedade para praticar o delito, não obtendo êxito passaram pela propriedade do Sr Vilmar, furtando as ovelhas que foram identificadas pelo proprietário pois estavam assinalados e brincados; a escrivã Nanci Picanço pede a população que faça as denuncias “ só assim de posse das denuncias podemos checar e adentrar em locais suspeitos para averiguar os fatos, garantimos o anonimato das denuncias assim preservamos a integridade física dos denunciantes” declarou a escrivã.   

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONSELHEIRO TUTELAR DE PIRATINI É EXONERADO PELA JUSTIÇA

O CONSELHEIRO TUTELAR VAGNER GUASTUCCI foi exonerado conforme intimação em Nota de Expediente Nº 52/2011  publicada no Diário Oficial da Justiça do Rio Grande do Sul, no processo nº 118/1.10.0000630-7, ajuizado pela PROMOTORA CRISTIANA MÜLLER CHATKIN. O Conselheiro tinha como defensor o advogado militante em Canguçu, Fábio Braga Mattos.
 
Foram ouvidas vinte e duas testemunhas no processo, sendo que o JUIZ ROGER XAVIER LEAL entendeu, ao final, que “por todo o exposto, tenho que restou assaz demonstrada a incapacidade técnica do conselheiro tutelar ora réu para desempenhar a função pública que ocupa. Isso porque restou patente sua falta de ética, decoro e boa fé, qualidades imprescindíveis à gestão da coisa pública, mormente tratando-se de cargo junto ao Conselho Tutelar, órgão cujo precípuo escopo é o zelo pelas crianças e adolescentes.
                        Uma vez visualizada a conduta dita ímproba, torna-se indispensável a aplicação da Lei n.º8.429/92 (art. 11, caput), em virtude do exercício funcional contrário ao princípio da moralidade razão pela qual submete-se às sanções do 12, inciso III, do referido diploma legal.”
Vários fatos foram alegados contra o Réu, sendo que um deles foi referente a um episódio ocorrido na Escola Municipal Dr. Vieira da Cunha, situada no 5º Distrito de Piratini, em que o Conselheiro Tutelar Vagner   utilizou de  condutas de perturbação, ameaça e ofensa por conta de episódio havido no interior daquele estabelecimento de ensino). Segundo a Promotora de Justiça, “o conselheiro tutelar denunciado chegou no local dizendo: “presente de papai noel ho ho ho!” (cfe. Ata de fls.289/93). A visita à Escola não foi precedida de comunicado aos profissionais responsáveis pelo estabelecimento, tampouco prestadas quaisquer informações a estes a respeito da motivação para a visita. O conselheiro simplesmente adentrou às salas, encaminhou os alunos ao pátio e passou a incentivá-los a resolver os problemas que ali sucedessem “na pressão”.
                       Segundo o Juiz Roger, “tal fato vem respaldado nos autos pelo depoimento de Carmem Luci Martins, diretora da Escola Municipal Vieira da Cunha. A professora expôs que Vagner fez os alunos do educandário embarcar no ônibus que se encontrava próximo à Escola, e os incitou a reivindicarem seus direitos, “pressionando as autoridades”. Discorreu a diretora que os infantes permaneceram até às treze horas aguardando a liberação do conselheiro, sendo que os pais destes quedaram-se à espera aflitos, sem explicação nenhuma do que ocorrera. A profissional asseverou que “perdeu o controle da situação”, porquanto o réu tomou atitudes precipitadas sem possibilitar a tomada de atitude pelos responsáveis no local.” Assim no entendimento da justiça foi proverida a sentença.


"ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONSELHEIRO TUTELAR. DESCUMPRIMENTO DE DEVERS FUNCIONAIS. violação aos princípios básicos proclamados no Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 15, 17 e 18). exercício funcional contrário aos princípios NORTEADORES DA ADMINISTRAÇÃO, tornando APLICÁVEL a Lei n.º 8.429/92 (art. 11, caput, c/c o art. 12, iii). comprovação parcial dos FATOS IMPUTADOS. COMINAÇÃO DE PENA PECUNÁRIA. inidoneidade para o exercício da função de conselheiro tutelar. INTELIGÊNCIA DO ART. 12, § ÚNICO, DA LEI 8.429/92."
               
                           " A demanda trilha, portanto, a senda da procedência, pelo que cumpre passar à dosimetria da sanção.
                            Convém salientar que é faculdade do juiz, louvando-se nos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, impor cumulativamente, deixar de impor ou mitigar as sanções previstas na Lei em comento.
                        Ao concreto, ausente prejuízo ao erário, e, em contrapartida benefício patrimonial auferido pelo demandado, reputo necessária e suficiente a declaração de inidoneidade (equivalente à perda de função pública) para o exercício da função (de Conselheiro Tutelar), no mandato em curso de VAGNER LUCCAS GUASTUCCI.
DIANTE DO EXPOSTO, JULGO PROCEDENTE A AÇÃO, desconstituindo o requerido da função de Conselheiro Tutelar da Comarca de Piratini.
                        Incabíveis honorários advocatícios, a teor do que dispõe o artigo 128, § 5º, inciso II, alínea 'a', da Constituição Federal."

                        Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Piratini, 15 de junho de 2011.


Roger Xavier Leal,
Juiz de Direito

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PSB PIRATINIENSE TEM NOVOS FILIADOS

Na tarde de 14 de agosto, Dia dos Pais, o Deputado Catarina PSB visitou o município de Piratini para prestigiar a reunião do PSB local onde abonou as fichas de filiação dos mais novos socialistas: Francisco Viana Faria Dutra, Arizoli Abreu de Oliveira, Charles Diulã Borchardt Centeno e Ledraci de Ávila Azevedo. Francisco Viana Faria Dutra, novo filiado, falou que foi muito bem acolhido pelos socialistas de Piratini “gosto muito de lutar pelo bem-estar das pessoas, o que pretendo fazer, agora, nas fileiras do Partido Socialista Brasileiro”disse Francisco.  Em sua fala perante autoridades, filiados e simpatizantes do PSB, Catarina proferiu uma frase instigante: "a política é muito importante para ficar somente na mão dos agentes políticos." Com isso, pretende que todas as pessoas, independentemente de funções que exerçam, tenham participação ativa na sociedade, por meio dos movimentos sociais, conselhos, etc. Sobre seu trabalho como parlamentar declarou que, dentre os seus futuros projetos, está o oriundo de sugestão do Vereador Juarez, que consiste em um concurso anual estadual de causos que levará o nome de Barbosa Lessa, ilustre filho de Piratini.    
COLABOROU COM A MATÉRIA: Juarez Machado de Farias (texto e foto)

NUMERO DE VEREADORES DEVE CONTINUAR EM NOVE.

Um dos assuntos de maior destaque em todos os municípios do Brasil é sem duvida nenhuma o numero de vereadores que comporão as próximas bancadas com as eleições que se aproximam, em 2012 ano de eleições municipais,  em Piratini não tem sido diferente um dos assuntos preferidos nas rodas de bate papo é o de quantos vereadores deve ter o município, na atual composição legislativa são nove vereadores dos quais três são oposição ao atual mandato do prefeito Vilso Gomes do PSDB, mas em relação ao numero de vereadores para o próximo mandato os legisladores do município se alinham em opiniões, pois deve prevalecer as nove cadeiras a serem ocupadas após o pleito de 2012, pelo que podemos apurar em conversa com alguns dos atuais vereadores uma emenda a lei orgânica do município Dara legalidade para que o numero de vereadores não seja modificado; confira matéria completa no Jornal Tradição Regional edição de sábado.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BOM DIA COMUNIDADE, UM PROGRAMA SOLIDÁRIO!


 Pois na manha ensolarada da sexta feira (12), como fala o poeta Juarez Machado de Farias, O sol da solidariedade voltou a brilhar novamente, a unidade móvel da radio Com FM 87.9 mhz percorreu algumas ruas da cidade recolhendo os donativos que a população ouvinte da radio, ao não usar mais aquelas roupas que estão um pouquinho fora de moda ou deixaram de servir, ligam para o programa Bom Dia comunidade apresentado pelo locutor Cledir Garcia, que na sexta feira desloca a unidade móvel da radio aos endereços anotados para fazer o recolhimento, as doações na maioria roupas e calçados são depositadas na própria radio ou entregues a entidades parceiras que fazem a triagem e repassam gratuitamente á pessoas  de menor poder aquisitivo, formando assim o sol da solidariedade.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OBRAS DE MELHORIAS PARA SEMANA FARROUPILHA


Obras de melhorias para a semana farroupilha já estão em andamento, uma passarela pavimentada esta sendo construída na continuação da Rua Osvaldo Aranha em direção ao Centro de Eventos, na Rua, que é de chão batido, serão colocados meio fio nas duas laterais e construída uma passarela para que pedestres possam transitar em condições adversas como em dias de chuva sem ter que pisar sobre o barro, as obras estão em andamento tanto nas melhorias das ruas próximas ao centro de eventos como no Ginásio de Esportes que essa semana encerra o campeonato para que as melhorias possam ser executadas, outro ponto importante será a adequação de duas cabines para a imprensa, o que trará melhorias para os profissionais que fazem a cobertura, segundo Paulo Manetti as cabines serão padronizadas e oferecerão maior comodidade para quem transmite o evento “foi uma idéia muito boa a tempos queríamos dar condições melhores essa padronização poderá oferecer isso em igualdade de condições a todos” declarou Manetti.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RUA BORGES DE MEDEIROS PRECISA DE REPAROS NO CALÇAMENTO

O calçamento cedeu muito próximo de onde passa o esgoto na Rua Borges de Medeiros, os moradores próximos do local têm feito reivindicações junto aos órgãos competentes no sentido de que alguma providência seja tomada, a temeridade de moradores é de que ao estacionar um veiculo de porte maior algum motorista que não tenha conhecimento do local possa causar o desmoronamento e por conseqüência danos maiores tanto para o veiculo como para uma residência que fica bem em frente ao local que é uma ladeira onde as construções costumam ter porões, um esgoto coletor de dejetos da rede publica passa bem ao lado de onde o terreno cedeu, a rua e calçada com blocos que estão desmoronando, o reparo precisa ser efetuado, pois com a ação das chuvas a cada dia que passa o buraco aumenta de tamanho trazendo risco maior a quem transita pela referida Rua.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

TRANSPORTE ESCOLAR PREJUDICADO PELO MAU TEMPO

O mau tempo associado às condições adversas nas estradas do município tem causado transtornos aos moradores do interior, o flagrante da situação foi de alunos do colégio Ponche Verde que na manha do dia 9 ficaram impedidos de freqüentar as aulas, um ônibus que faz o transporte escolar no município atolou na estrada, tendo que ser puxado por uma retro-escavadeira, o ônibus faz a linha do 1° e 5º distritos, quando passava por uma estrada secundaria no Cerro do Sandi ficou atolado no barro existente no local, na tentativa de seguir viagem o ônibus acabou indo para dentro da vala lateral da estrada, que serve para o escoamento das águas da chuva, no coletivo viajam diariamente em torno de vinte alunos de quatro escolas do município com idades aproximadas de sete aos dezenove anos.

RUIM PARA OS ANIMAIS, RUIM PARA OS HUMANOS!

Não e de hoje que a situação de cães soltos nas ruas preocupa grande parte da população, pois no domingo ensolarado não foi diferente, no Bairro Getulio Vargas, por volta do meio dia uma matilha de cães seguia uma cadela provavelmente em cio, época de acasalamento, e os transtornos são enormes, crianças seguem ou apedrejam os animais outras tentam tirar da cena seus cãezinhos de estimação que fogem de casa aguçados pelo instinto do acasalamento juntando se a matilha, pessoas irritadas com a situação acendem rojões tentando expulsar os cães e a perturbação do sossego de domingo esta completa; pois bem se sabe que os animais são protegidos por lei federal tem o direito a vida e ao bem estar, porém a situação retratada não é de bem estar nem para os animais nem para os moradores do bairro, a muito já se faz necessário uma intervenção do poder publico criando algumas regras e medidas para a posse responsável, tanto de cães como gatos, no mesmo bairro uma senhora idosa foi levada por familiares para outra cidade deixando três gatos abandonados a própria sorte, ora se os animais eram domésticos por certo não sabem procurar alimento e acabam invadindo residências em busca de comida, por volta da uma hora da tarde a coordenadora da ONG Amigo Bicho recolheu a cadela que estava em cio para os devidos cuidados, atitude louvável e digna de elogios, em conversa com a coordenadora Vera Leopoldo notamos o descontentamento da mesma, segundo ela nao ha recursos suficientes e o canil municipal nao oferece as condições necessárias, Vera Leopoldo não poupou criticas a atual situação vivenciada nas ruas município.
Lei Federal nº 9.605/98 - Artigo 32
"Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. 
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Parágrafo 1° - Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2° - A pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do animal".

sábado, 6 de agosto de 2011

INCÊNDIO DESTRÓI BANCA DE AMBULANTE

Um incêndio destruiu uma banca de ambulante, o sinistro ocorreu no começo da noite de sábado em uma banca de ambulante que fica na rua Osvaldo Aranha quase esquina com Av Mauricio Cardoso, muito próximo do local também funciona um trailer de lanches, graças a ação rápida de populares que começaram a controlar o fogo mesmo antes da Brigada Militar chegar ao local para atender a ocorrência, o sinistro nao teve proporções maiores, vale lembrar que Piratini não tem Corpo de Bombeiros e hidrantes também são escassos e nem sempre há um por perto, o fogo foi controlado  com água vinda de residências próximas e com extintores de incêndio ate mesmo de automóveis que passavam ou estavam estacionados próximo dali, o pequeno empresário teve perca total das mercadorias existentes no local, a causa mais provável do incêndio pode ter sido curto circuito em um sistema de alarme usado para proteger o patrimônio.

OPERAÇÃO "BENZIDO" TEVE SUCESSO ABSOLUTO

A “Operação Benzido” teve inicio nas primeiras horas de sábado comandada pelo delegado Paulo Costa com apoio de Policiais Civis de Canguçu e Pelotas, já a algum tempo os policiais vinham monitorando as ações dos suspeitos, sabiam que grandes quantidades de drogas vinham da cidade de Pelotas para abastecer usuários do município, de posse das informações foi montada campana para prende-los na chegada a cidade, porem com as dificuldades em razão da Ponte do Costa estar parcialmente interrompida os suspeitos mudaram de rota e trocaram de veiculo, apesar da dificuldade encontrada os policiais não desistiram e de posse do mandado de busca e apreensão acabaram invadindo a residência do suspeito detendo em flagrante T.S.V 23 anos  e A.S.V 16 anos de idade, com os suspeitos foi encontrado Crack, Cocaina e Maconha, os suspeitos foram conduzidos escoltados Pelas Policias Civil e Militar ate a Delegacia local onde o maior acabou preso em flagrante e o menor detido para averiguação., segundo a escrivã Nanci Picanço a operação ganhou o nome de “benzido” dado ao fato das inúmeras vezes que T.S.V era abordado e conseguia escapar do flagrante “era ponto de honra para nós desarticular um dos principais fornecedores de drogas no município”, declarou a escrivã.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TRÂNSITO LIBERADO NA ERS 702

A situação na Ponte do Costa melhorou um pouco, equipes do DAER fizeram concertos paliativos e liberaram o trafego de veículos leves e pesados na ERS 702 por volta das 17hs 30min desta quinta feira (4). Já na sexta feira novos concertos na estrutura da ponte serão efetuados na tentativa de prolongar a vida útil da travessia sobre o Rio Piratini, em contato com o Deputado Estadual Catarina PSB, fomos informado pelo parlamentar que todo o esforço seria feito junto a Secretaria de Transportes, Catarina prometeu empenho junto ao Secretário Beto Albuquerque para que não só o concerto da Ponte seja efetuado, mas que sejam intensificadas as tratativas junto ao Governo Estadual na busca de recursos para a construção de uma nova ponte no local; projeto para a construção já existe, as cabeceiras da nova ponte já teriam terraplanagem feita, hoje cobertas pela vegetação do local, e áreas próximas do local, já teriam sido desapropriadas para a construção da nova ponte. Resta agora esperar pela boa vontade política dos governantes.

PONTE ESTÁ PARCIALMENTE INTERDITADA


A situação na Ponte do Costa na quinta feira (4) continua calamitosa, os usuários do transporte coletivo de passageiros  tem que descer do ônibus e atravessar a pé a ponte assim tomando outro coletivo rumo ao destino, ate o momento 10hs 28min a equipe do DAER que fará a avaliação da ponte e tomara as medidas cabíveis ainda não havia chegado ao local, a ponte esta parcialmente interditada permitindo apenas a passagem de um veiculo por vez, ônibus e caminhões deverão fazer o trajeto por Canguçu ou Pinheiro Machado, de Canguçu a Piratini são 61 Km de estrada de chão e de Pinheiro Machado 36 Km também de estrada de chão.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PONTE É SINÔNIMO DE PERIGO


A situação da Ponte do Costa na ERS 702 a cada dia que passa é mais preocupante na quarta feira (3) por volta das 17 horas um ônibus do transporte escolar do município acabou, literalmente, entalado em uma cratera que se abriu o buraco deve ter em torno de 60 cm de largura por 80 cm de comprimento e causa riscos aos veículos que por ali circulam, conforme se pode verificar mais pontos da ponte encontram-se em situação semelhante, as péssimas condições da ponte já vem a muito sendo temas de reportagens tanto na Radio Com 87.9 como no Jornal Tradição Regional.
Chegamos à ponte logo após o ocorrido, encontramos o vereador Claudio Dias PMDB que relatou "eu vinha atrás do ônibus entramos na ponte quase ao mesmo tempo foi quando observei a roda dianteira do ônibus afundando  pra dentro da ponte o susto foi grande pois sabíamos que no ônibus alem de professores também havia alunos, graças a Deus o pior não aconteceu, "questionado sobre que providencias tomar o vereador foi incisivo "precisamos unir forças e buscar junto ao governo do estado uma nova ponte pois todos são sabedores que esta não tem mais como recuperar ha muito tempo que encaminhamos requerimentos e não somos atendidos na época da ex governadora Yeda Crusius foi prometido a que uma nova ponte seria licitada mas nem o asfalto que a ex governadora tanto alardeou ficou parte sem ser concluído, o que precisamos agora e tomar medidas para não ficarmos a  mercê das estradas de chão oferecidas como alternativas, seria regredir no tempo" finalizou o vereador que auxiliou a remover o ônibus para que o mesmo pudesse seguir viagem. O certo é que alguma providência precisa ser tomada com urgência, a estrada é de responsabilidade do DAER que nas próximas horas devera tomar alguma medida para recuperar a ponte normalizando a passagem de veículos, até o momento 18hs25min a Brigada Militar sinalizou e auxilia o trânsito.

MOTO GRUPO PASSEIA PELAS RUAS DA CIDADE

O recém criado moto-grupo Estradeiros da Capital reuniu-se no domingo (31)  em frente a Praça Inácia Machado local conhecido como Palanque, já tradicional por reunir eventos do município ou simplesmente pessoas que apreciam um bom papo e o chimarrão, o moto grupo tem por objetivo reunir amantes de motocicletas e aqueles que apreciam a liberdade em duas rodas, por volta das 15 horas o grupo percorreu as principais ruas da cidade em desfile onde participaram cerca de 60 motociclistas, um dos apoiadores do evento o secretario de cultura Sergio Castro destaca a importância de mais uma atividade de lazer no município “estão de parabéns e a minha secretaria e eu pessoalmente vou me empenhar para o crescimento do grupo que por certo trará mais entretenimento e lazer a comunidade”. Já o Marcel Oliveira dono de uma moto Intruder 250cc Choper ano 1997 relata que o resultado do evento foi positivo “um domingo agradável realmente bom para um passeio se tivéssemos feito uma divulgação maior teria muito mais gente aqui, mas estamos nos organizando para no futuro realizar eventos com boa presença de publico” relatou.  Os organizadores do evento apontam para muito em breve a possibilidade de um encontro regional de motociclistas aqui em Piratini.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O SOL DA SOLIDARIEDADE

O sol mais importante de nossas vidas é o SOL da SOLidariedade.Se a estrela de quinta grandeza que determina o funcionamento de nosso Planeta Terra faltar, é óbvio que todos os seres vivos nele existentes quedarão mortos. Porém, antes do seu brilho imprescindível, precisamos de gestos solidários - desde a concepção até a morte, ou nos sentiremos apagados, sem o calor da aceitação dos outros diante do que nós somos, em nossa  saudável diversidade. O sol da solidariedade revela-se também nas campanhas beneficentes para pessoas físicas ou instituições em dificuldade. A Rádio Com Piratiniense FM 87.9 - desde sua fundação - realiza múltiplas ações que estimulam o espírito solidário nas pessoas. Uma delas é a campanha do agasalho a cada inverno que, em Piratini, se mostra rigoroso. Os locutores e uma chamada gravada inserida na grade da programação veiculam pedidos para que os ouvintes doem roupas em bom estado de conservação, as quais são coletadas pelo automóvel identificado como unidade móvel da emissora nas residências dos doadores ou são deixadas no próprio prédio da Rádio onde há um armário sempre repleto de roupas e calçados. O resultado é sempre muito gratificante. Cidadãos de todas as classes sociais, muitos, inclusive, humildes, economicamente, escalam os degraus do escritório da Rádio Com para lá entregarem suas doações. Às vezes, são vários sacos de donativos. Em cada rosto de quem doa, vislumbra-se um sorriso típico de quem entende o que é "função social". De outro lado, os cidadãos necessitados chegam, humildemente, e perguntam se existe um abrigo, um par de calçados ou uma uma calça.Buscam o sol da solidariedade.Saem satisfeitos. Além da peça que carregam consigo, levam, por certo, a certeza de que não estão sozinhos neste mundo, que além do sol no firmamento, há outros sóis - invisíveis quanto à forma, mais concretos no verbo "doar".